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A importância da maturidade digital: saiba como evoluir seu negócio

Antes de correr, precisamos aprender a andar. Antes de dar grandes passos em seu negócio, saiba onde está hoje. Frases que impactam e nos fazem pensar melhor sobre nossas ações e atitudes. Para atingir a maturidade digital, é preciso olhar para dentro.

Entender como sua empresa hoje está, diante a níveis de maturidade digital, é em suma muito importante para a evolução. É preciso perceber todos os gaps e aspectos, tanto positivos quanto negativos que você e sua equipe se encontram. Desta forma, consegue pontuar melhor em o que precisa focar e evita divergências nas ações.



Bem vindos a digitalização, o que você pensou ontem e não fez, já é tarde demais.


Definindo maturidade digital

Para darmos os próximos passos, precisamos primeiro entender o que é maturidade digital.

Os aspectos são diversos, basta pensar em digitalização, avanços tecnológicos, posicionamentos da equipe, cultura, pessoas e processos.


Como mencionamos antes, o que foi ontem, já é história e mudou. Os níveis de maturidade digital coincidem com a rapidez das respostas, agilidade e adaptações das organizações.


Quando pensar em maturidade digital, pense nestas palavras:

  • Acesso

  • Automação

  • Consumidor

  • Eficiência

  • Inovação

  • Operação

  • Insight

  • Qualidade de equipe

  • Cultura

  • Omnichannel


Agora, pense em seu negócio e em sequência, associe cada palavra acima a ele. Como está a sua organização sobre cada item? Lembre o que falamos, é preciso criar uma estratégia e analisar cada ponto positivo e negativo da sua organização, em sequência, rapidamente tomar medidas de melhoria. É fácil? Não, e quem falou que atingir a maturidade digital seria? É a meta final, e objetivo de toda empresa.



Conheça cada palavra-chave

Cultura:

Uma empresa precisa ter sua cultura instalada. Toda organização precisa de fator cultural, isso é muito importante para todas as equipes. A cultura da empresa se manifesta em muitas situações cotidianas — resolução de problemas, forma de pensar e agir. É preciso deixar claro que a ação é muito mais bem vinda do que somente o ‘’e se’’ , uma ideia apenas que não tem atitude, é apenas mais uma ideia. É preciso manter o time incentivado a tomar decisões rápidas


Mas, e se a equipe falhar? Ótimo, uma equipe madura diminui suas chances de errar novamente nas próximas ações e elaborações de estratégias — errar nos leva ao aprendizado e, logo, a não errar mais.


Qualidade de equipe:

A base e alicerce de toda organização é o time. Não basta ter um time numeroso, mas sem qualificação necessária. Um exemplo prático disso é o filme 300, em que mesmo contra milhares de soldados, ganharam a batalha. Isso implica que uma pequena equipe, mas muito bem qualificada e treinada, é muito importante para obtenção de resultados.


Uma equipe madura precisa saber trabalhar com os dados corretos, delegando o que não é necessário. CEO, lembre-se de que o líder possui importante papel, ele é o maestro da orquestra, é o que enxerga à frente da equipe. Um bom líder precisa estar atrelado aos dados, para ter insights corretos e tomar junto ao time, às devidas ações.


Foco no cliente



É preciso olhar para dentro — o cliente é a razão e sempre será. É notável como as organizações tendem a tomar ações pensando nelas mesmas. Já notou alguma publicidade que mais parece estar falando da própria empresa do que ao cliente? ‘’ Nossa história vem sendo escrita a 30 anos, nós sempre estivemos entre os melhores, nós somos responsáveis pelos melhores equipamentos, nós somos reconhecidos pela melhor tecnologia.’’


E onde foi parar o foco no cliente? É preciso novamente olhar para dentro, para nossa casa (organização) e analisar se todas as estratégias estão sendo elaboradas para o bem do cliente. O cliente precisa estar no centro, sempre.


Omnichannel

Uma empresa precisa estar atenta à digitalização — o omnichannel faz parte do processo evolutivo. Todos os canais da empresa precisam estar alinhados. É preciso manter constante análise de dados, sobre cada canal — a fim de mensurar melhor os dados — e conseguir tomar as melhores atitudes. Caso isso não aconteça, como você vai saber de onde estão surgindo mais vendas ou tendo maior volume de acesso? É preciso mensurar, para ter dados reais e não apenas opiniões.


Aspectos finais



Chegou o momento de agir, depois de ler o conteúdo, lembre de cada item mencionado e elaborar, junto ao seu time, as melhores estratégias a serem tomadas. Converse com todos, traga pontos positivos e negativos, junto aos líderes.


A habilidade de rapidamente se adaptar e responder a todos desafios do mercado — Mesmo tendo controle ou não — isso mostra qual o nível de maturidade digital da sua empresa.


Conforme for evoluindo sua maturidade digital, é preciso considerar todos os fatores, incluindo necessidades dentro do seu business, clientes, equipe — então elaborar estratégias que possibilitem maior crescimento e otimização do seu negócio.


Vale lembrar que mensurar dados será muito importante; você não melhora o que não mensura.


Tem alguma dúvida sobre como melhorar sua performance e imagem no mundo digital? Nós da D2B somos especialistas em marketing digital e estamos prontos para ajudar a sua organização a atingir rapidamente a maturidade digital.


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