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Conheça as 5 grandes ações do Inbound Marketing

O inbound marketing atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu. Com ele, é possível mensurar e ter um excelente ROI. Veja agora 5 ações:




O conceito do marketing inbound

Traduzido do inglês; marketing de atração, o conceito já está no nome. É aparecer para ser notado, esse é o lema desta estratégia.


Quando produzimos um conteúdo relevante, seja em alguma postagem na rede social ou blog, atraímos novos leitores e quem sabe, prospectamos novos clientes e brand lovers, não é mesmo?


A empresa deve se preocupar com o conteúdo que está sendo publicado — relevante ou não — para os mecanismos de busca do Google. É através desses estudos, que conseguimos ranquear melhor a empresa na primeira página do Google e refletir em maiores acessos posteriormente.


Além de atrair, o conteúdo tem o intuito de informar e educar a audiência, sobre temas relacionados ao seu negócio e logo, influenciar no contato com a marca e convertê-la em vendas.

Estudar, analisar e replicar

O inbound, diferente de outras estratégias do marketing tradicional, tem grandes pontos e vantagens e maior taxa de sucesso. Através das publicações, é possível analisar os dados e ver como foi público foi atingido com determinado conteúdo. Todos os dados são colhidos e analisados, com isso, a próxima publicação fica ainda mais fácil para acertar.


Quando colocamos um outdoor, não conseguimos mensurar de o número de vendas e acesso a marca foi impactado de forma positiva ou negativa, ao contrário do inbound, que é possível analisar quantas pessoas virão, curtiram, compartilharam e muitos outros dados importantes para a próxima estratégia ser um sucesso — web analytics é uma das ferramentas mais utilizadas.


Vantagens do Inbound Marketing


  • Aumentar visibilidade;

  • Atrair e converter clientes em potencial;

  • Aumentar a confiabilidade da marca;

  • Otimizar o processo de vendas;

  • Melhorar a comunicação com seu público-alvo.




Todas essas vantagens refletem em muitos fatores positivos para você começar a trabalhar com essa estratégia. Ao contrário do marketing tradicional, os gastos são bem menores e a forma como você avalia e mensura são outros pontos positivos.


As pessoas estão todos os dias colocando no Google seus desejos, dores, dicas e etc. Quando seus conteúdos estão disponíveis, a chance da sua empresa ser uma destas que irá resolver o problema e desejo do cliente, é super vantajoso.


Principalmente por todos estarem conectados na internet atualmente — você dobra suas chances de aparecer.


Etapas do inbound marketing

Atrair, converter, relacionar e analisar. Vamos explicar de forma detalhada, cada uma dessas etapas.


Atrair:

É nesta etapa que é preciso focar seu tempo no investimento de bons conteúdos; que procure as dores do seu público e apresente a solução através de diversos informativos.

O site precisa estar bem elaborado, fazendo a ligação entre seus veículos de comunicação.


Com isso, você traz mais tráfego, engajamento e grandes chances de obter aumento na conversão.


Todos os conteúdos devem ser criados com estratégias, utilizando SEO, com intuito de potencialização no momento da busca.


Converter:

Geralmente nesta etapa o usuário que chegou até o seu site se inscreve em uma newsletter ou outro canal que seja possível reter os dados do mesmo. A partir deste momento o visitante vira lead.


Uma estratégia válida para obter os dados desse usuário, é utilizar benefícios e brindes em troca da assinatura.


Exemplo: Assine nossa newsletter e receba um e-book grátis.

Esse é um exemplo típico e funcional.

Relacionar:

Nesta etapa, empresas podem encontrar muitas dificuldades, pois há uma gama muito grande de pessoas que não estão interessadas em realizar a compra x pessoas que vieram ao site já pensando em comprar.


Para isso, é preciso entender qual lead você está lidando; criando e-mail marketing e obtendo contato através de outras estratégias - como é o caso do outbound.


Como estamos falando de inbound, a estratégia não é direta, e sim através de outros informativos e ganchos; e-mail marketing e newsletter, depois de obtido os dados de inscrição. Quando você atinge informações corretas, você automaticamente converte os leads em vendas (não é um trabalho fácil, mas é possível).


Vender:

Quando os leads foram muito bem nutridos e gerou oportunidades, o resultado final é a venda. Todas as etapas anteriores foram realizadas com sucesso.


Mas, além de todas as estratégias anteriores de captação de leads, geram dados preciosos para criação de estratégias mais assertivas para as próximas ações.


Analisar:

Depois de tudo realizado, os dados estão à disposição de novos estudos. É possível monitorar cada ação que ocorreu do seu público; com sites, redes sociais, blogs e campanhas.


Se baixas, é preciso reajustar novas estratégias junto ao seu time de marketing, — quando positivas, você terá facilidade em direcionar melhor os seus esforços.



Conclusão

Agora que você já conhece o que é inbound marketing, é hora de mexer os pauzinhos. Como vimos, para que tudo aconteça da maneira que o time está esperando, é preciso analisar bem todos os dados, visto as medidas anteriores, desta forma melhorando e direcionando esforços para futuras tarefas.


Vale lembrar que não existe uma receita pronta para bons resultados; é preciso de atenção em todas as etapas. Se você tem interesse em ter resultados mais rápidos, conte com nosso time de especialistas em inbound marketing, somos uma agência focada em inbound e outbound.


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