O que é metaverso e como ele está movimentando o mercado
top of page

O que é metaverso e como ele está movimentando o mercado

Uma nova era de conectividade, experiências de realidade virtual e bilhões de dólares já investidos. Mas afinal, o que é metaverso e como ele está mudando o cenário digital, confira agora:



Você provavelmente já ouviu falar que o metaverso vai revolucionar nosso mundo digital, submergindo usuários a experiências muito mais imersivas e aumentando a conectividade. Antes disso, Mark Zuckerberg tinha uma grande ambição de tornar a realidade virtual muito mais acessível e que conecta cada vez mais usuários.


Nasce a Meta, buscando repaginar as mídias sociais, criando o futuro da conectividade social — focando em trazer este cenário à tona.


Desde então, muitas empresas estão enxergando novas oportunidades e investindo pesado neste universo. A Nike por exemplo já criou um ‘’mundo’’ dentro da plataforma Roblox, possibilitando que usuários interajam e usem itens da marca de forma virtual.


Não só a Nike, como outras marcas da indústria da moda já estão presentes no metaverso. A Gucci desenvolveu um jardim interativo, e suas roupas estão sendo comercializadas na plataforma, com alto custo — sendo possível comprá-las apenas com moedas digitais (criptomoedas).


Assim como empresas do segmento de moda estão presentes, outras marcas apostam forte neste novo segmento da web. Walmart está preparando para vender em lojas online, escolhendo como forma de pagamento as criptomoedas e NFTs (tokens não fungíveis)


Diversos segmentos estão apostando no metaverso; criando desfiles, eventos, reuniões e até mesmo buscando ampliar a educação — como nova ferramenta virtual.


A origem do nome: Metaverso


A definição de metaverso pode ser entendida como uma rede de mundos virtuais, que replica atividades cotidianas ou não, dentro de um mundo totalmente virtual. Seu objetivo principal é aumentar a conexão social, como Mark mencionou.


Outro ponto abordado por foi que seu objetivo principal é que mundos virtuais e físicos se misturem, e que o metaverso seja apenas uma extensão corporal, Mark comentou. O assunto tornou-se alvo de polêmica entre muitos usuários, que não compactuam com a ideia.


Acessórios do metaverso

Os acessórios mais famosos para aumentar a experiência do usuário são os óculos de realidade aumentada ou VR, manoplas e outros itens. Empresas de tecnologia estão todos os dias trazendo modelos mais sofisticados, leves e com melhor mobilidade, buscando melhor acessibilidade.


Com tantas empresas apostando, é possível encontrar acessórios de muitas qualidades; desde os mais simples, como é o caso dos cardboards, ao contrário do Oculus, empresa que é líder no segmento e está presente no projeto Meta, sendo comercializado com altíssimo custo.



A origem do Metaverso

Se você acha que este conceito de realidade virtual foi criado recentemente, você está muito enganado. Lembra de Second Life? Foi um jogo que ficou famoso por promover interação online entre os usuários.


Além de Second Life, muitos jogos na década de 90 já estavam apontando para realidade virtual. Atualmente, a ideia é mesclar redes sociais à realidade virtual.


Muitos especialistas mencionaram que para acontecer tudo o que o Mark está desejando, ainda levará grandes avanços tecnológicos de diversos itens e plataformas e claro, tempo.



Dados do Metaverso

Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, é previsto que até 2026, cerca de 25% das pessoas irão passar pelo menos 1 hora por dia no metaverso para fins de compra, trabalho, educação e entretenimento. STAMFORD, Conn., February 7, 2022


Como entrar no Metaverso?

Há muitas maneiras de entrar no metaverso. Basta apenas de internet, mobile e PC. São muitas plataformas hoje que tornam este universo possível — Decentraland, Axie Infinity, Horizon, Mesh, Sandbox, Fortnite, Roblox e Rec Room.


Todas oferecem diversas experiências para o usuário; jogos, reuniões e entretenimento ao vivo, como é o caso de eventos famosos realizados mensalmente no Roblox.


Como estão investindo no Metaverso?

A aquisição de criptomoedas é o primeiro passo para começar a investir em algumas plataformas, — NFTs também são muito utilizadas, — como forma de certificação de obras e terrenos dentro da plataforma.

Outra forma de investimento é através da compra de ações de empresas, como Meta, Microsoft e Roblox.



Vale a pena investir?

Se você já está familiarizado com investimentos, vale a pena estudar sobre o mercado atual, principalmente quando se trata de NFTs e criptomoedas. Em todo caso, é um mercado que está em ascensão, mas não podemos confirmar ainda qual será o efeito a longo prazo.



Aspectos finais

O cenário digital está avançando todos os dias, em ritmos cada vez mais acelerados. O metaverso vem traz a proposta de aumentar a conectividade e melhorar a experiência do usuário com relação ao mundo digital, tornando-a muito mais imersiva e interativa.


Há muitas coisas ainda em jogo, literalmente, mas podemos ver que já estamos vivenciando o futuro. O que antes era sonhado, hoje, já é uma realidade e tende a se consolidar cada vez mais.


bottom of page