Depois do Google, o YouTube é uma excelente ferramenta para o marketing digital. Saiba como sua empresa pode se beneficiar desta rede e colha grandes resultados agora e no futuro.
A rede que mais responde perguntas de forma interativa e visual com o consumidor é o YouTube. Sempre quando você está com dúvida sobre algum produto ou serviço e se vale a pena o investimento. As suas primeiras ações são procurar feedbacks de outros usuários no YouTube, buscando bons reviews que mostram de fato se vale a pena.
Digamos que você está querendo trocar o seu aparelho celular, mas ainda está em dúvida se o modelo desejado atende a todas as suas necessidades, o que você faz? Pesquisa reviews do aparelho no YouTube.
Quando assiste o vídeo e percebe que muitos usuários estão falando bem, resolve então comprar o celular. No entanto, depois de comprar o aparelho, fica com dúvida em suas configurações e resolve pesquisar mais uma vez modos de uso do mesmo, e por aí vai.
Viu só como o YouTube participa da compra e experiência do usuário? Portanto, se você está querendo vender mais e promover seus produtos/serviços — considere criar conteúdos no YouTube.
Conteúdos
Quando estiver pronto para utilizar esta rede, certifique-se de produzir bons conteúdos, pois os mesmos são fundamentais para melhorar a sua qualidade, e hoje todos estão muito exigentes, quanto ao roteiro de conteúdo, qualidade de vídeo e interação.
Busque sempre criar conteúdos relevantes com todas estas características, focando sempre em melhorar a experiência do seu consumidor.
Voltando a questão de compra e utilização do celular, quando você pesquisa vídeos para auxílio e percebe que o que escolheu não possui um bom áudio, imagem e dicção, você sem pensar duas vezes já pula e escolhe outro conteúdo. não é mesmo?
Portanto, seja exigente e produza com qualidade, sempre. É fundamental que produza conteúdos que sejam compatíveis com mobile — O mundo está conectado — e o Brasil é um dos países em que mais utiliza mobile para assistir vídeos.
Estratégias
Além do YouTube promover conteúdos digitais, o mesmo pode ser uma excelente ferramenta de estratégia do seu negócio, sabe por que? Todos estão falando de algum serviço/produto que está em alta e até mesmo o que estes consumidores estão fazendo e buscando para o mercado atual.
Com isso, suas estratégias se tornam mais claras e você consegue entender mais o que o seu público está buscando hoje. Suas possibilidades estratégicas aumentam e as chances de erro se tornam bem menores — o que antes, não era tão possível. Nossa dica? Aproveite ao máximo o YouTube.
Construa sua imagem
Sua imagem também pode ser consolidada no YouTube. Por isso, é importante produzir conteúdos de qualidade, pois estes mesmos conteúdos irão mostrar se a marca é de qualidade ou não.
Além de outras redes sociais, a criação de vídeos possibilita aumentar o contato entre marca e consumidor e até mesmo atrair novos clientes e fãs da marca. Traga a essência da sua marca ao máximo, interaja com seus usuários e ganhe a cena.
Promoções da marca
Se sua empresa vende celulares, não basta criar conteúdos apenas para datas festivas; como natal, dia das mães e etc. O foco precisa ser o ano todo, afinal, uma marca não constrói sua imagem e confiança apenas através de datas comemorativas e sim, o ano todo.
Quando for criar conteúdos para datas comemorativas, redobre sua atenção ao material, pois a plataforma também permite maximizar a visibilidade, alcance e frequência do seu conteúdo, chegando em um número maior de pessoas e tornando a experiência positiva ou negativa.
Dicas finais
Conheça as dores do seu público
Dedique tempo ao seu conteúdo
Crie para mobile
Crie um gatilho de atração
Foque em pequenos espaços de atração
Resolva o problema
Ofereça um conteúdo divertido
Marque presença com seus clientes
Conclusão
O consumidor está muito exigente e seus canais de decisão de compra aumentam e se modificam cada vez mais, tornando essencial ter a participação da sua marca em múltiplos canais de comunicação.
Portanto, mais do que apenas um anunciante de serviços e produtos, crie conteúdos relevantes, garanta uma boa experiência e crie diferentes maneiras de contato com o seu público.
O segredo? Fique atento ao que estão procurando, quais são as dores do seu público, busque compreendê-las e traga resolução.