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Saiba tudo de comunicação Interna e externa das empresas

A comunicação é indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Veja agora, quais são os pontos chaves para ter uma boa comunicação interna e externa.


A comunicação interna e externa

A comunicação interna é fundamental para o desenvolvimento de processos, relacionamento e organização da empresa. Não ter uma boa comunicação interna reflete em uma má desorganização interna, implicando negativamente em diversos aspectos.

Imagine que um processo foi resolvido por um colaborador e o mesmo não divulga para ninguém?


É bem provável que outros tentaram solucionar o problema, pois não sabem que já está resolvido. A má comunicação gera desgaste para todos os colaboradores e atrasa processos que poderiam ser agilizados. É preciso muito cuidado, a comunicação efetiva deve fazer parte da cultura da empresa.


Além disso, é através da comunicação que novas ideias são divulgadas, questionadas e efetivadas; assim como alguns problemas a serem resolvidos.


A comunicação externa é como seus colaboradores se comunicam fora da empresa. Toda a comunicação externa é importante para moldar a imagem da empresa. Você sabe que quando uma empresa é desorganizada, os colaboradores geralmente têm dificuldade para falar sobre a cultura da empresa, processos e entre outros fatores.





Como melhorar a comunicação interna e externa da minha empresa?


O primeiro passo? Conhecer cada um dos processos instalados na empresa. Depois, realizar treinamentos diários com todos os colaboradores, para que os mesmos estejam familiarizados com os processos internos da empresa, sabendo o que cada um faz, fica mais fácil recorrer ao setor correto, quando surgir alguma dúvida ou demanda.


Além disso, é preciso manter a cultura da boa comunicação, já explicando para todo funcionário novo, o quão importante é se comunicar, não importando qual situação seja; dúvida, problema, ideia.


Outra dica muito importante para isso, é criar um mapeamento de cada setor. Peça para o líder de cada setor criar um mapa de ações do setor, o que cada um faz e etc. Depois, reúna todos estes dados e apresente para toda a empresa — o planejamento é muito importante para o sucesso da comunicação interna.


Certo e como melhorar o relacionamento entre os colaboradores?

A reunião mensal é válida para trazer todas as informações e novidades da empresa, atualizando cada funcionário. Mas, tudo irá depender do volume de funcionários, muitas vezes fica impossível reunir todos os colaboradores da empresa.


Quando isso acontecer, procure reunir apenas líderes dos setores e os mesmos repassam todas as informações para o seu setor responsável. E como melhorar o relacionamento entre eles?


Um bom relacionamento se dá em um ambiente descontraído e sem pressão. Procure criar happy hours entre os colaboradores, isso é muito legal para aproximar novos integrantes com os antigos, melhorar a comunicação e criar um bom ambiente de trabalho.




A comunicação boca a boca melhorou, mas preciso de mais

Maravilha! Depois de melhorar a comunicação interna (boca a boca) é hora de implementar um processo de comunicação digital. O canal principal para esse tipo de comunicação é o e-mail. Todos da empresa, sem exceção, precisam ter um contato de e-mail, com assinatura.


Além do e-mail, para uma comunicação mais rápida, há outros aplicativos que funcionam como mensagens instantâneas: Google Teams é um bom exemplo.

Crie murais na empresa, com comunicados, geralmente estes ficam expostos na área de alimentação da empresa, facilitando a visualização.


A minha comunicação interna está ótima e a externa?

Depois de instalado todos os processos para melhorar a sua comunicação interna, a comunicação externa nada mais é do que o espelho da interna. É preciso que a interna esteja organizada, para que a outra possa ocorrer da melhor maneira.


Uma boa dica para aumentar a comunicação externa, é levar os seus colaboradores para eventos externos, da área de negócio. Além de melhorar toda a comunicação, essa estratégia favorece um networking mega positivo.


Converse com todos os colaboradores, deixem todos a par de como é o tom e voz da empresa, isso é muito importante para o momento que forem realizar contatos externos.



Tudo em ordem?

Depois de todas estas dicas aplicadas, é preciso ter uma boa gestão, cuidando sempre para que a comunicação seja efetiva e todos os colaboradores bem integrados e informados. Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para mais novidades.





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