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Você está preparado para o consumidor 2022?

Consumidores mais exigentes e muito mais seletivos, o papel do consumidor 5.0 mudou rapidamente nos últimos anos. O aumento do desejo aumentou e as necessidades estão cada vez maiores. Será que você está oferecendo todos os desejos do seu consumidor? Cuidado, sempre haverá outros prontos para ocuparem o espaço não preenchido. Nós da D2B, estamos atentos às tendências e para nós, inspirar é crucial. Bem vindo ao futuro!

O mundo mudou de forma tão rápida, parece que o tempo está cada vez mais acelerado, não é mesmo? A pandemia inesperadamente nos colocou em calças justas, impactando todos os cenários, inclusive nossa cultura.





O consumidor sempre passa pela evolução, mas desta vez, foi como se a evolução tivesse sido de forma acelerada e quem precisou evoluir rápido foi o comércio. O que estávamos premeditando para muitos anos à frente, está acontecendo hoje. Evoluir é preciso, adaptar também, pois o mercado é como uma selva, onde o mais fraco é devorado. Vamos a algumas mudanças.


Consumidor no controle

Com tantas mudanças e incertezas, os consumidores desejam ter o controle novamente de suas vidas. Muitas marcas já entenderam isso e estão entregando para o consumidor opções de controle novamente. O consumidor deseja assumir a certeza e o controle, ele irá buscar quem dá essa autonomia, personalização de serviço e foco.


Com o avanço da internet e logo do e-commerce, o serviço físico que não está oferecendo certezas para o consumidor, passam rapidamente para a opção online. Basta o cliente pesquisar na internet dentro da loja física e pronto, a venda está perdida. O excesso de informações, fake news hoje, contribuem ainda mais para incertezas do consumidor.


No entanto, o objetivo é trazer transparência, clareza, controle e flexibilidade para o cliente. Além de mais opções personalizadas para determinadas solicitações e circunstâncias. Mostre a cara da sua empresa, mostre a mesa do seu trabalho, mostre os ingredientes que está usando, entregue clareza para seu cliente.



Financeiro

As incertezas financeiras causadas pela pandemia, criam hoje consumidores preocupados com suas finanças. Não mais comprando por impulso, hoje, o consumidor deseja controle de suas compras e do seu financeiro. Diversos aplicativos sobre saúde financeira ganham fama, assim como bancos digitais e suas flexibilizações e transparencias sobre as transferências, assim como maior liberdade do correntista, quando comparado a bancos físicos.


Previsão de desastres e desejos

O desejo do controle e de conseguir cada vez mais estar atento a previsões, evitando surpresas é manifestada através de tecnologias que preveem eventos naturais e orgânicos, como problemas de saúde e climáticos.


Os algoritmos serão responsáveis por entender mais o consumidor, monitorar seus sentimentos, personalidades e emoções. Mostrando determinados locais de entretenimento podem ser compatíveis com suas solicitações.

Influenciadores

Mais humanização? Veja só os influenciadores e perceba como incluem produtos dentro da sua vida e os mesmos inspiram e refletem como estilo de vida e objetivo para o consumidor. As marcas estão buscando se materializar via influenciadores, dando vida e objetivo ao produto, criando desejos sobre o mesmo.


É possível ver muitas páginas dentro de algumas redes sociais e stream, como Instagram, onde influenciadores dão feedbacks sobre alguns produtos comprados. Preço, usabilidade e demais reviews. Nesta parte, a transparência da empresa é muito importante.


Customização

As marcas de destaque estão trazendo itens customizáveis e algumas estão liberando seus produtos para teste, com a intenção do consumidor ter toda experiência do produto.


Marcas que atualizam

O aumento das fake news cresce a cada dia, podendo ser uma oportunidade importante para a marca trazer fatos verdadeiros e ganhar autoridade. Mensagens simples e claras ajudam o consumidor a entender melhor os fatos e evitar falsas acusações e falta de autenticidade.



Em busca de felicidade

Com tanto estresse causado pela pandemia, os consumidores estão buscando alternativas que tragam ao invés de preocupações, a calma e diversão. Muitos, considerados consumidores da era, desenvolveram quadros de ansiedade, sendo um dos problemas mais famosos do mundo atual e com isso, tendem a buscar alternativas que mudem esse estado emocional.


A tecnologia e mercado digital estão procurando entender isso e entregar para isso para o seu consumidor, em diversas áreas da vida. As marcas precisam trazer, em detalhes, os pequenos detalhes que causam bem estar.


Check list mais divertido

Outra oportunidade, seguindo o gatilho de trazer experiências positivas, é de trazer melhorias de atividade corriqueiras, ou seja, oferecer produtos que transformam as atividades de rotina monótonas em atividades mais divertidas.


Marcas que apoiam causas

Não é momento de criar controvérsias, é momento de conhecer causas e movimentar. Seja em arte publicitária ou até dentro da linha de produtos. Estamos falando das grandes expectativas para apoio de questões étnicas e sexuais (LGBTQIA+)


Os consumidores querem marcas ativas* e justas perante as causas, que as mesmas sejam etnicas, transparentes e consistentes em suas ações, como suporte positivo às causas. Em resumo, as pessoas querem ver o resultado das ações, empresas que andam do lado do povo, crescem em relevância.


*Consumidores estão checando as ações da empresa e seus posicionamentos antes de comprar.


Conclusão

Os consumidores estão cada vez mais desconfiados com as marcas, do que comparado a outros anos. Não só empresas, como governos, instituições e outros órgãos públicos estão na mira. O que você precisa, para entender o consumidor 2022, é pensar em como posso provar para os consumidores que meu trabalho e produtos são éticos e fazem parte de uma necessidade, confiança e desejo dos mesmos?


Anote suas respostas e reflita em quais partes a sua empresa precisa desempenhar algumas ou todas estas ações. Ganhe a confiança do seus clientes, torne seu produto um objeto de desejo e melhore a vida do seu cliente, abraçando causas e caminhando lado a lado.

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