As redes sociais foram e continuam sendo fundamentais para o marketing digital. Com isso, é muito importante que sua empresa marque presença nas redes. Veja como elas podem te auxiliar a lucrar mais.
Redes Sociais
Hoje elas estão mais fortes do que nunca. As mesmas tiveram grande conhecimento nos últimos tempos, principalmente com a chegada da pandemia. O marketing digital teve grande crescente neste período e muitos negócios que não se adaptaram, acabaram tendo grandes perdas financeiras e/ou fecharam as portas.
Empresários que souberam driblar o cenário econômico pandêmico marcaram forte presença no mundo digital, trazendo à tona diversas estratégias que eram utilizadas offline para o online.
Uma das grandes ferramentas para esse crescimento foram as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, entre outras). Cada rede tem o seu público alvo e com isso, foi necessário a criação de estratégias para cada uma delas.
Branding
Muitas empresas que atuavam somente offline e começaram a se posicionar da maneira correta nas redes sociais, potencializaram seus nomes, ganharam novos seguidores e posteriormente tiveram aumento nas vendas e até mesmo fãs.
Chamamos esse fenômeno de branding. Em resumo, a marca teve sua imagem exposta, reconhecida e curtida. É o sonho de muitas marcas que isso venha a acontecer.
Para que sua empresa realize o branding da melhor forma possível, é necessário antes uma boa estratégia, principalmente quando for comunicar de forma online, algumas perguntas devem ser feitas:
‘’Quem é a persona da marca?’’ ‘’Como posso atingir esse público?’’. São algumas das perguntas para a marca questionar.
Estratégia
Sem estratégia, são apenas redes sociais compartilhando a vida social. A presença digital deve ser marcada de forma positiva. Não basta apenas postar na rede, antes, é preciso trabalhar desde o design até o horário a ser postado.
Calma, não é um bicho de sete cabeças, apenas um planejamento estratégico a ser criado. Lembre das perguntas anteriores, se possível, crie mais perguntas e compartilhe-as com o seu time para mais insights positivos e negativos.
Digamos que você e sua equipe obtiveram a melhor resposta, por onde começar? Vamos a um exemplo de estratégia:
Brainstorming com a equipe
Anotação de insights
Criação da arte e produção textual
Revisão
Escolher qual rede social
O melhor horário para postar
Acompanhar os dados depois de postado.
Esse é um resumo estratégico que muitas empresas tendem a seguir, você segue algo parecido?
Tom e voz da marca
É preciso escrever, como sua empresa fala.
O tom e voz da marca são itens imprescindíveis para você manter nas redes sociais. Como você se comunica e quer se comunicar com o mundo? É mais formal, informal? Tudo irá depender de como você escolheu se posicionar no mercado.
Se você ainda não sabe qual é o seu tom de voz, procure entender qual tipo de pessoa a sua marca seria, isso é muito interessante para ilustrar a ideia. Depois de descoberto, a linguagem deverá permanecer nas campanhas e atendimento do cliente.
Não menos importante, depois de reconhecer quem é a marca no mercado, para acertar ainda mais, é preciso saber quem é a persona que você quer se comunicar.
Digamos que você é uma marca de roupas urbanas, onde o público é mais jovem, descolado e cheio de gírias, veja um exemplo de comunicação:
‘’E ai galera, se liga nessa camiseta que chegou agora.’’
Um outro exemplo do qual não combina com a persona da marca:
‘’Olá, um novo modelo de camiseta está disponível em nossa loja.’’
Entendeu? Isso também faz parte da estratégia digital
Conexão
As redes sociais possibilitam a conexão direta com o seu cliente. Quando é postado uma arte, você abre espaço para que pessoas do mundo inteiro vejam e com isso, curtam, compartilhem e comentem. É uma grande oportunidade para a marca, poder ter o contato direto com seu futuro cliente, entendendo suas necessidades e até mesmo dores, para criação de novos produtos e serviços.
A conexão é um grande ponto de vantagem que as redes sociais oferecem, por isso, poste sempre conteúdos relevantes, interaja com todos e saiba criar um diálogo amigável — com tom e voz da marca — isso é muito importante para se posicionar no mercado.
Benchmarking
Outra excelente estratégia é o benchmarking, que possibilita estudar os seus concorrentes, entender como estão se posicionando de forma online nas redes sociais, quem é a persona, forma de diálogo e etc.
É fazendo benchmarking que a empresa começa a ver seus pontos fortes e fracos no mercado, com isso, a empresa pode adotar novas estratégias para se posicionar de forma mais efetiva e melhorar seus pontos fracos, exaltar seus pontos fortes e criar um diferencial de marca.
Se você está se perguntando o que é benchmarking: é uma estratégia e/ou um estudo que visa pesquisar possíveis concorrentes da marca e verificar o que estão fazendo, seus preços, produtos, publico e outras informações que possam ajudar a sua marca a identificar como ela está hoje posicionada no mercado. Será que sua marca está se destacando?
Conclusão:
Esses foram alguns pontos importantes para você começar a refletir e ver como as redes sociais podem impactar a saúde da sua marca. Se você quer marcar presença e criar destaque entre os concorrentes no mundo digital, traga sua marca/empresa para D2B, nós somos uma agência com foco em marketing digital. Fale agora conosco, estamos online te esperando. Clique aqui.
Comments